Principal Informações e Tipos de Esmaltes
La Vitta - Informações Sobre Esmaltes

Até a década passada acreditava-se que esmaltes sintéticos para unhas tinham uma única finalidade a  parte estética. Hoje, após estudos feitos no aprimoramento e na seleção das matérias primas empregadas, podemos dizer que além do efeito estético o esmalte tem o objetivo de proteger as unhas das agressões do dia a dia e fortifica-las  que, ou pôr alimentação  incorreta, ou  pôr  heranças genéticas  tendem a ficar fracas.

A partir dessa nova mentalidade os esmaltes foram desenvolvendo-se  cada vez mais e foram criados novos produtos com a finalidade de atender as necessidades de mercado.

Até o ano de 2005 utilizava-se o DBP ( Dibutil Ftalato) como plastificante para o esmalte, porém após estudos, foram verificados efeitos maléficos que seriam ocasionados por ele. Passou então a ser usado o ACTB (Acetil Tributil Citrato), que tem ação tão boa quanto o anterior ( deixa o esmalte mais flexível, menos quebradiço) e é seguro a saúde.

Em se tratando de alergias, podemos dizer que uma camada de aproximadamente 10% da população possui alergia a esmaltes. Essas alergias se devem em 95% a presença de Tolueno, que é um solvente (barato) pertencente a fórmula tradicional de esmaltes. Estamos fazendo estudos para substituir também esse solvente e tornar o produto mais aceito, e apesar de um pouco mais caro, o que é inevitável, não deixar o produto perder as suas características.  É de fato uma tendência mundial a eliminação do tolueno na formulação dos esmaltes. E, por fim, 5% das alergias se devem a presença de formoaldeído na fórmula. Ele está presente na resina do esmalte. A função da resina é dar a aderência e a durabilidade ao produto. O problema de alterarmos a resina é que inevitavelmente perdemos muito em qualidade e aumentamos muito o custo final do produto, o que são fatos antagônicos, pois deixar o produto mais caro e “pior” é muito difícil de ser aceito pelos outros 90% da população que não possuem alergias a esses componentes. Até o momento o formoaldeído só está proibido nos Estados Unidos, Canadá e nos países do oeste europeu.

No assunto alergias, vale ressaltar que uma pessoa pode não ter alergia nem ao tolueno nem ao formoaldeído e ter alergia a mica, que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolados.

De uma maneira geral, as propriedades de um bom produto são:

  • Fácil aplicação
  • Secagem rápida
  • Resistência à abrasão
  • Adesão à unha

Essas propriedades são obtidas através de uma seleção  e combinação de materiais apropriados  para formulação de esmaltes para unhas.

Toda nossa linha de esmaltes possui uma base formulada com agentes de suspensão, de viscosidade específica, com uma combinação de solventes que proporcionam uma secagem rápida sem no entanto fazer o esmalte perder o brilho. São esmaltes de longa duração pois possuem uma base a qual forma um filme na unha que não craquela e não desfolha.

Na química existem certas regras que devem ser sempre respeitadas. Os esmalte que contem uma alta concentração de solventes, secam mais rápido, mas em contra partida tem menos brilho e menor resistência.

Esmaltes que dão cobertura com apenas uma camada possuem uma concentração muito alta de pigmentos. Isso deixa o esmalte com um filme na unha pesado, de difícil aplicação e é impossível sua utilização até o final da embalagem.

Os esmaltes estão divididos em: transparentes, cremosos, cintilantes ou metálicos, perolados ou 2 em 1ou ainda nakarados, gliter ou decoração  e a linha de  tratamento.